Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Durante o mês de setembro, DMT atenderá somente se segunda a sábado
Durante o mês de setembro, os santa-marienses não poderão contar com o serviços do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) aos domingos. A prefeitura justifica que a suspensão dos serviços é de caráter excepcional e vale, em um primeiro momento, somente para este mês. Mas, não descarta que a medida seja estendida pelos próximos meses.
MP exige readequação de vagas especiais no Centro de Santa Maria
É que com o contingenciamento de horas extras, a Secretaria de Mobilidade Urbana teve de reajustar escalas e, desde ontem, até o domingo do dia 30 de setembro, os agentes de trânsito não estarão nas ruas:
_ Não é definitivo. É uma medida que tomamos liminarmente para equilibrar a questão da hora extra. Mais diante, seguiremos estudando junto da Gestão. Setembro é um mês atípico. Temos dois feriados, dia 7 e dia 20, mais uma rústica. Somente no dia 7, em que 29 agentes trabalharam 10 horas cada um, foram 290 horas extras _ explica o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira.
Com a medida, ocorrências que acontecerem da meia-noite de sábado às 6h de segunda-feira, incluindo acidentes, estacionamentos irregulares e infrações em geral, devem ser reportadas à Brigada Militar (BM), a qual já atende em caso de danos materiais, com lesões ou quando há configuração de algum tipo de crime.
Segundo o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes, um convênio entre Estado e poder público municipal já estabelece que os atendimentos de infrações de trânsito são de competência de ambos os órgãos. A presença da BM por meio do 190 dependerá, porém, da disponibilidade de viaturas e sempre atenderá de acordo com a prioridade, de casos mais graves para menos graves. Hernandes também informa que ocorrências podem ser feitas na Delegacia virtual da Polícia Civil
Campanha é lançada para reduzir mortes no trânsito
Atualmente, o DMT conta com cerca de 30 agentes, contando os que atuam na área administrativa e Zona Azul. O quadro, segundo Teixeira, é sempre variável e obedece férias, licenças e eventos esporádicos.
O trabalho segue normalizado de segunda-feira a sábado, das 6h até a meia-noite. A sede administrativa do departamento fica na Rua Tuiuti, 533 junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM).
O DMT foi formado em 1998, a partir do novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que municipalizou o trânsito. A primeira turma para o cargo de Agente de Fiscalização-II ocorreu em 1999, sendo chamados em 2000. Entraram 35 agentes. Antes, em 1998 atuavam fiscais de um concurso anterior.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO
- Atuação - Fiscalização de infrações, atendimento a acidentes sem danos materiais e sem lesões
- Horário - Segunda-feira a sábado, das 6h até a meia-noite,
- Sede - Rua Tuiuti, 533 junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM)
- Mais informações - (55) 3921-7091 e (55) 3921-7092 e Delegacia Online